Foram oito, entre 21 prêmios distribuídos a estudantes, professores e escolas

Valinhos foi destaque na cerimônia de premiação do III Concurso de Educação e Segurança no Trânsito do Programa Rota da Educação, promovido pela Rota das Bandeiras, que administra o corredor Dom Pedro. A atividade foi no último dia 23, na Etec de Jundiaí.

Dos 21 prêmios distribuídos, em sete categorias, o município faturou oito. Foi a cidade, que mais conquistou premiações. Foram dois 1º lugares, quatro 2º e um 3º, além do 2º na Categoria Escola. O concurso teve 4380 trabalhos inscritos, de 17 escolas presentes em oito municípios.

O secretário da Educação, Danilo Sorroce, e a coordenadora da Rota da Educação pelo município, Rosemery Eloy, acompanharam os alunos e professores na cerimônia. Segundo Sorroce, em Valinhos o programa atinge 5.430 alunos do 1º ao 5º anos de todas as escolas de ensino fundamental do município.

“É um projeto importante na formação de cidadãos mais conscientes. O trânsito mata mais do que muitas doenças no País. A mudança vai acontecer por meio da educação”, destacou Sorroce, acrescentando que a criança é o melhor agente multiplicador de boas práticas.

Segundo o secretário, “o Rota da Educação mostra ótimos resultados e tenho certeza que no futuro teremos mais motoristas e pedestres que respeitam as leis de trânsito”, ressaltou. No ano passado, 8,2 mil pessoas morreram em acidentes apenas nas rodovias federais no País.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Rota das Bandeiras, Marcela Rezende, afirmou que o projeto, implantado em 2012, tem o objetivo de difundir as boas práticas em educação no trânsito, cidadania, meio ambiente e mobilidade.

“Numa parceria com as Secretarias da Educação das Prefeituras da área do corredor Dom Pedro, a concessionária desenvolveu uma metodologia que oferece material didático até atividades extracurriculares”, explicou Marcela, acrescentando que os professores recebem capacitação e são acompanhados durante o ano pela equipe do programa.

“O concurso cultural é uma forma de coroar o trabalho desenvolvido durante o ano no programa Rota da Educação. O prêmio é um incentivo para que as escolas desenvolvam projetos que reforcem a importância da educação no trânsito”, explicou a coordenadora.

Confira a premiação dos alunos de Valinhos:

Categoria escola – 2º lugar – Emeb Dona Carolina de Oliveira Sigrist – impressora multifuncional;

Categoria aluno 1º ano – 2º lugar – Isabella de Souza Ramalho, Emeb Vereador Eber Carlos S. Foratto; – Lego Classic;

Categoria aluno 3º ano – 2º lugar – Júlia Peron, Emeb Luiz Antoniazzi – Lego Classic;

Categoria aluno 4º ano – 1º lugar – Pedro Oliveira Rodrigues Ribeiro, Emeb Waldomiro Mayr – bicicleta;

Categoria aluno 4º ano – 2º lugar – Mikaella do Carmo Ferreira Protasio, Emeb Dom Bosco – Lego Classic;

Categoria aluno 4º ano – 3º lugar – Ana Beatriz da Silva, Emeb Profª Alice Sulli Nonato – Jogo da Vida;

Categoria aluno 5º ano – 1º lugar – João Pedro Rovesta, Emeb Governador André Franco Montoro – bicicleta;

Categoria aluno 5º ano – 2º lugar – Lucas Vitor de Souza Hino, Emeb Profª Edina Aparecida Bampa da Fonseca – Lego Classic.

 

Sandra Helena Persichitti

Jornalista

Departamento de Imprensa

Prefeitura de Valinhos