A área da cultura de Valinhos teve uma grande conquista na última semana: a criação da primeira Orquestra “Jazz Sinfônica” do Município por meio da Lei municipal nº 5.525, publicada na Imprensa Oficial do último dia 20.

O corpo musical será composto por 31 integrantes e um regente e irá difundir a música do erudito ao popular em apresentações na cidade e região. Para a composição da orquestra, serão realizadas audições para escolha dos 32 integrantes do novo corpo musical.

A Secretaria de Cultura criou uma comissão que ficará responsável pela organização do procedimento, coordenada por Ricardo Teck, com a participação de Ricardo do Vale, Roberto Bianchin Barbarini, Rone Cesar Moreira, José Luís Rivero Toledo Santos e Albano José Lopes Sales.

Segundo Ricardo Teck, serão aplicadas provas práticas e teóricas para o preenchimento das vagas de regente, seis violinistas, dois violistas, dois violoncelistas, um contrabaixista acústico, um saxofonista alto e dois saxofonistas tenor.

Além de vagas para um saxofonista barítono, dois clarinetistas, dois flautistas, dois trompistas, dois trombonistas, um trombonista tenor, um trombonista baixo, um tubista, um pianista, um contrabaixista elétrico, um guitarrista, um baterista e um percursionista.

As inscrições para regente estão abertas até amanhã, dia 28, e podem ser feitas das 8h30 às 12h e das 14h às 16h na Secretaria de Cultura, localizada na Rua Itália, 267, Centro.

O novo regente precisa ter 18 anos ou mais, na data da inscrição, ter o Ensino Médio completo, formação completa ou em andamento (cursos livres, técnicos ou de graduação) em regência ou música.

E ainda possuir experiência de pelo menos um ano em regência de orquestra sinfônica/filarmônica, banda marcial, banda sinfônica, big band, quarteto de cordas ou formação instrumental diversa e ter disponibilidade de trabalhar em finais de semana e feriados.

Já as inscrições para os músicos serão realizadas em breve, pois terá a participação do regente no processo de seleção. Os integrantes receberão um auxílio financeiro mensal de 5,7 Unidades Fiscais do Município de Valinhos, que atualmente está em R$166,98, o que dá um total de mais R$950.

FONTE: PMV