Estiveram presentes neste encontro representantes de 17 cidades

O governo estadual reafirmou compromisso para construir em Valinhos uma unidade do Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD). A confirmação da unidade, sem custos ao município, foi feita pela apresentação do Projeto Saúde em Ação, em reunião realizada quinta-feira (16) no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Segundo a vice-prefeita Laís Helena, que representou o município no evento, o equipamento será referência no atendimento para moradores de Valinhos, Vinhedo e Itatiba.

O CAPS AD da cidade realizará ações de atenção e assistência aos usuários de álcool e outras drogas e seus familiares de forma integral e abrangente, com atendimento individual, grupal, atividades comunitárias, orientação profissional, suporte medicamentoso, de orientação, na perspectiva de redução de danos.

A unidade valinhense será construída em uma área da Prefeitura, com 1.179 m², localizada na Rua João Bissoto Filho, no bairro dos Ortizes, próximo ao Jardim Nova Palmares. A previsão de entrega é para este ano.

“Além das obras, o Programa tem por finalidade também modernizar a rede de Saúde e capacitar os profissionais, com base em um estudo da Secretaria de Saúde que definiu as propriedades de atendimento nas regiões contempladas”, acrescentou a vice-prefeita.

Saúde em Ação – O projeto é uma parceria do Governo do Estado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), conta com um investimento total de R$ 826 milhões, distribuídos em 163 obras, sendo construção ou reformas de UBS, ambulatórios de especialidades e CAPS nas regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, RMC e Litoral Norte. Do total investido, 30% são de recursos do tesouro do Estado e 70% são do BID.

Para a RCM será um total de 76 obras, entre construção e reformas de UBS, CAPS, AME e DRS, no valor total de 238 milhões. O programa teve início no mês julho de 2014 e o término está previsto para setembro de 2019, já que grande parte das obras já está em andamento.

FONTE: PMV