A Prefeitura reforçou no final da semana passada a parceria com o Observatório de Valinhos ‘Abrahão de Moraes’, mantido pelo USP, para a realização de diversas atividades turísticas e culturais.

E uma das novas ações da parceria será o Roteiro ‘Turismo com as Estrelas’, a ser realizado em noites de Lua crescente. Neste roteiro, o valinhense terá a oportunidade de utilizar telescópios profissionais e de grande alcance.

Serão observados astros como a Lua, suas crateras e montanhas, os planetas que estiverem visíveis (como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), e os aglomerados estelares, nebulosas, estrelas múltiplas, entre outros astros e fenômenos.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, André dos Reis, além do roteiro, outras atividades estão sendo programadas, como a vinda de planetários móveis, projeto ‘Cicloturismo”, além de eventos específicos, com músicas ao vivo.

O primeiro passeio já tem data marcada. Será no próximo dia 24, com saída às 19h do portão principal do Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’ e retorno às 21h30. Os participantes são transportados em ônibus e guiados por monitores qualificados para acompanhá-los durante a visita.

As vagas são limitadas e feitas mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível (menos sal e açúcar) que pode ser feita até o próximo o dia 23, das 8 às 17 horas, no Departamento de Turismo (localizado na casa de madeira do Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’- Rua Dom João VI, Jd. Planalto.

A inscrição será por ordem de chegada. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3849-5557 e 3849-7790. O Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fica em Valinhos, porém com acesso por Vinhedo, pela Rua do Observatório.