Unidade desenvolve projeto de incentivo à leitura

Os alunos Gustavo de Salles Pupo, Nicole Graziele Fragoso Machado e Paula Mochiutti Fracaroli, todos com 10 anos, da Emeb Jorge Bierrenbach de Castro, no Parque das Colinas, tiveram histórias publicadas na 6ª edição do livro ‘Letra Viva’ da Editora Adonis. No processo, eles receberam a orientação da professora Giovana Aparecida Costa Oliveira Campos.

Para o diretor da unidade de ensino, Alexandre Araújo Pereira, ter histórias de alunos publicadas num livro é motivo de orgulho para a comunidade escolar. “Mais uma vez é o nome da escola sendo levado bem longe, graças ao trabalho dos professores, que incentivam à leitura e escrita, e ao apoio da família”, destacou.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Ivanilda de Fátima Lima Marin, a Emeb foi convidada para o ‘Letra Viva’ a partir da participação no projeto ‘Como Nasce um Livro?’, promovido na Rede Municipal de Ensino pela Secretaria de Educação, desde 2013, em parceria com a Adonis. Pelo projeto, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a editora e a colaborar na produção de três livros.

Para o ‘Letra Viva’, a Emeb Jorge Bierrenbach de Castro foi a única da rede a ser convidada a participar. Entre os textos produzidos pelos alunos, a escola selecionou 15, que foram encaminhados no ano passado e, desses, os três foram escolhidos pela editora para fazer parte do livro. O aluno Gustavo teve um texto seu publicado também em outra edição de ‘Como Nasce um Livro?’.

“Nossa escola incentiva bastante à leitura desde cedo. Cada classe tem uma maleta com livros de diversos gêneros literários que os alunos podem pegar para ler em classe ou levar para casa”, contou a coordenadora Ivanilda.

A história da aluna Paula, ‘Os animais da casa misteriosa’ trata da convivência boa entre as pessoas e os animais de estimação. Em ‘O menino Anão’, Gustavo aborda sobre o preconceito e a importância do respeito e a aceitação das diferenças. O texto de Nicole ‘Alice e seu Livro’ relata sobre o lançamento de uma escritora.

“Quanto mais eu escrevo, melhor fica meu texto e mais gosto de escrever e ler”, justificou Gustavo, sobre a premiação. Para Paula, a leitura abre o mundo para o conhecimento. Já Nicole está pensando em ser escritora quando crescer.

Livro tem autoria de 50 escritores de colégios públicos e particulares

Publicação anual da Editora Adonis, a coletânea ‘Letra Viva’ chega a sua 6ª edição trazendo textos selecionados dos visitantes do projeto ‘Como nasce um livro?’. São 50 escritores, com idades entre seis e 12 anos, de colégios públicos e particulares, moradores de dez cidades do interior paulista. O lançamento da obra aconteceu no dia 16/4 durante a festa literária Animalivro em Santa Bárbara d’Oeste.

Depois de descobrirem como um livro nasce, visitando as dependências da Adonis, nos anos de 2014 e 2015, os alunos aceitaram ao convite proposto, escreveram suas histórias e enviaram à editora por meio de carta-resposta. Depois da análise de uma comissão especialista em literatura, 50 textos foram selecionados e o nome de seus escritores divulgados e agora compõem a sexta edição do ‘Letra Viva’.

Divididos em quatro capítulos temáticos, as 104 páginas da coletânea levam ao leitor variados gêneros textuais, que revelam a enorme criatividade de seus autores. A grande maioria dos textos são inspirados e dedicados a familiares dos alunos participantes.

Os textos presentes na obra foram escritos por alunos de colégio públicos e particulares das cidades de Americana, Amparo, Sumaré, Vinhedo, Rio Claro, Cosmópolis, Valinhos, Leme, Hortolândia e Nova Odessa.

Diferente dos anos anteriores, a edição deste ano traz uma mini-biografia dos escritores, que revelam hobbies, sonhos e até mesmo comidas preferidas. As ilustrações do livro são assinadas pelo experiente Paulo R. Masserani. O livro Letra Viva é publicado anualmente desde 2010.

‘Como nasce um livro?’ - Já atendeu milhares de alunos de escolas públicas e particulares de toda a região. A cada nova temporada, o projeto apresenta a seus participantes uma inovação, sempre com intuito de aproximar cada vez mais estudantes de educação básica ao universo da literatura, despertando o desejo e o hábito da leitura e escrita.

Os visitantes são recebidos por personagens que apresentam curiosidades, informações, etapas e profissionais envolvidos na produção de um livro em um passeio por todo o parque gráfico e editorial Adonis. Desde sua criação, o ‘Como nasce um livro?’ tem contribuído para o ensino-aprendizagem para além da sala de aula.

FONTE: PMV