Nova equipe é composta por 58 funcionários

A Secretaria de Obras, por meio do Departamento de Limpeza Pública, intensificou os trabalhos de corte de mato alto e roçagem em toda a cidade, após ampliação da equipe. Por causa das fortes chuvas, o trabalho tem sofrido interrupção quase que diariamente. O retorno das chuvas proporciona que o mato cresça mais rapidamente. Também no ano passado, em função da crise financeira do país e que afeta os municípios, houve a necessidade de redução de mão de obra.

De acordo com o Departamento, a Prefeitura atua agora com três equipes, composta por 58 funcionários, sendo: equipe de áreas verdes (públicas) = 28 roçadores e 14 ajudantes; equipe de próprios municipais = 4 roçadores e 6 ajudantes; e equipe de borda de estradas e córregos = 6 roçadores.

“Vamos imprimir um ritmo com o trabalho com força total, pois são os meses mais chuvosos e que mais exigem cuidados constantes. O mato, nesta época, chega a crescer entre 5 a 6 cm por dia, então o trabalho para atender toda a cidade é grande”, destaca o diretor do departamento, Isaías Cardoso.

A Prefeitura reforça que, segundo determinação do Código de Posturas Municipal, os cuidados com os passeios públicos e terrenos particulares são de responsabilidade dos moradores, embora muitos acreditem que é dever da Prefeitura.

Proprietários estão sendo notificados para proceder à limpeza na frente de suas residências. A Prefeitura só atua na limpeza de particulares quando o proprietário é notificado e não cumpre a determinação. “O processo é moroso. A gente só pode realizar a limpeza e o corte do mato e enviar a conta ao proprietário após expirar todos os prazos estipulados em lei”.

Ainda de acordo com Cardoso, o cronograma de limpeza é diário depende muito das condições climáticas, altura do mato e da área a ser trabalhada.