Começa na próxima segunda-feira, (12). A partir do início da semana que vem os usuários do transporte coletivo de Valinhos poderão recarregar os créditos dos cartões no Terminal Rodoviário. O posto ficará sob a responsabilidade da Rápido Luxo Campinas, permissionária do transporte público no município. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, e aos sábados, das 8 ao meio-dia.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito, a implantação do novo posto faz parte de uma das contrapartidas oferecidas pela empresa de ônibus após a concessão do último reajuste da tarifa de ônibus, em agosto de 2014.

Apesar do uso do cartão magnético não ser obrigatório em Valinhos, são apontadas pela Secretaria de Transportes e Trânsito algumas vantagens com a utilização do cartão, como a redução do tempo das viagens e o procedimento do embarque que se torna mais rápido.

Além disso, ao substituir o uso do dinheiro, se contribui no sentido de evitar assaltos, assim como acidentes e incidentes, já que o motorista passa a se preocupar apenas em dirigir.

O primeiro cartão não tem nenhum custo para os usuários. Nos casos de perda, é possível efetuar o bloqueio e recuperar os créditos. A recarga mínima é de R$ 10 e a máxima, de R$ 600.