Imagens coloridas, com animais e plantas, foram retratos no projeto “Muros da Mata Atlântica”, que se iniciou em março de 2015, passando por 10 cidades, num total de 14 painéis, que chamam a atenção para o desmatamento e a extinção da fauna e flora, retratando ecossistema da Mata Atlântica.

O último trabalho está sendo pintado em Valinhos, numa das pilastras do Viaduto Laudo Natel próximo da UPA e impressiona pelas dimensões.

Com o término do último painel, a equipe do projeto, que teve também a participação de Genivaldo Amorin e Fábio Viera, estarão providenciando a impressão de um catálogo com fotos de todos os murais, num total de 4.200 exemplares que depois serão distribuídos nas escolas e bibliotecas das cidades envolvidas.

Alexandre Filiage é o artista plástico responsável pelo projeto, que encantou o público das cidades de Valinhos, Vinhedo, Louveira, Campinas, Itatiba, São Bernardo do Campo, Ubatuba, Americana, Natividade da Serra e Cosmópolis.

Conhecido por seus murais artísticos, com cores e traços característicos, experiência que iniciou durante a sua estadia na Espanha, ele combina uma técnica muito especial utilizando o aerógrafo e pincel.

A ação do artista de Valinhos, além de chamar atenção, ainda melhorou o aspecto estético das cidades por onde passou. Valinhos, cidade sede do projeto, ganhou quatro murais: Na Rua Itália, na sede da Casa da Criança e do Adolescente, na Rua Orozimbo Maia, na Avenida Paulista e agora a pilastra do Viaduto Laudo Natel.

Fonte: Prefeitura de Valinhos