Os alunos da EMEB Penho Conte já estão participando do projeto Espaço Mirim de Trânsito, criado pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Valinhos, em uma minicidade no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.

Os estudantes participam de várias atividades lúdicas, como andar de bicicleta em ruas sinalizadas, conhecer placas indicativas, assistir vídeos educativos e outros.

O objetivo do projeto é exercitar a mobilidade e a cidadania, além de promover a discussão sobre as noções de segurança no trânsito, como pedestre e ciclista.

O projeto teve início com alunos da EMEB Penho Conte, que fica no Bairro Jardim Novo Mundo III, e será desenvolvido até 31 de novembro, sempre às segundas, terças e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

A expectativa é que haja participação de 2,8 mil alunos da rede municipal de educação infantil até o 1º ano do ensino fundamental.

A coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito, Márcia Helena Toyoda Crivellari, afirma que cada aluno ganha como brinde o gibi Turma da Mônica – Dicas de Segurança para viajar tranquilo, uma cortesia da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

O transporte para a locomoção dos estudantes até o Parque Municipal é fornecido gratuitamente pela Secretaria da Educação. Já no local das atividades é dado um lanche patrocinado pela ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos).

FONTE: PMV