Idosos atendidos pela entidade receberam livros e conversaram com a escritora Aparecida Diniz

Imagine só quantas histórias se concentram no Recanto dos Velhinhos de Valinhos. São memórias que tecem uma porção de histórias de vida; um desses capítulos foi vivido na manhã do último dia 22, ao lado escritora Aparecida Diniz, que levou O galo pintor para colorir, com brincadeiras e histórias, o dia de 50 idosos atendidos pela entidade.

O projeto O galo pintor faz sua quinta visita por Valinhos levando uma reflexão sobre as diferenças, motivando a inclusão da pessoa com deficiência visual. São 12 mil livros distribuídos ao longo de 13 visitas, divididas entre 2 escolas e 3 entidades beneficentes, entre eles, o Recanto dos Velhinhos.

Durante a visita, no sábado, Aparecida Diniz contou a história do livro que dá nome ao projeto, O galo pintor, conduziu atividades com a caixa tátil e distribuiu livros e autógrafos. “Uma experiência única apresentar um livro, teoricamente infantil, para os velhinhos. A cada visita um novo desafio. E ao final uma enorme gratidão à vida, por ter me oportunizado viver momentos tão incríveis! O galo é uma história de amor, feita e produzida com amor, que leva a mensagem de amor… Em tempos tão ‘egoístas’ poder falar de amor é uma dádiva que nenhuma graduação ensina”, completa Aparecida Diniz.

“É uma alegria muito grande receber o projeto O galo pintor, que nos trouxe a Aparecida Diniz. Essa atividade de literatura, de contar história, de conversar com nossos idosos é de fundamental importância para eles. Depois de 10 minutos que vocês forem embora muitos deles podem se esquecer do que viveram, mas eles vivem intensamente o momento presente”, explica Fernando D’Avila, presidente do Recanto dos Velhinhos. A entidade comemora no próximo dia 30 de outubro 43 anos, abrigando 50 idosos.

A visita foi também um presente para a escritora, que recebeu uma toalha totalmente tecida pela mão esquerda de Maria Rita, uma das idosas que vive no Recanto e que sofreu um AVC, tendo a fala e o lado direto do corpo paralisado.

O projeto O galo pintor é uma iniciativa realizada pela Editora Adonis, financiada pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) -, com patrocínio das empresas Contech, Supermercados Caetano e Asten, apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos e produção cultural de 3marias Produtora Cultural.

O Recanto dos Velhinhos é a segunda entidade a receber o projeto, que já passou pela Apae e na quinta-feira, dia 27, visita o Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia (COHCRIC). O cronograma de visitas se estende até o dia 04 de novembro.

Cronograma de visitas
03 e 04 de novembro, às 13h20 e às 15h
EMEB Jorge Bierrenbach de Castro

FONTE: AR2 COMUNICAÇÃO E EVENTOS