Cursos são oferecidos no contraturno escolar
As inscrições para os dois cursos do Centro Municipal de Orientação ao Adolescente (Cemoa) vão até sexta-feira, 12/8. O órgão prorrogou suas inscrições, que iam até esta sexta-feira, 29/7. O local, que atende adolescentes entre 12 e 16 anos, oferece o ‘Cemoa Sem Limite’ e ‘Programa Educação para o Trabalho’ (PET). Os cursos visam práticas educacionais e inclusão no mercado de trabalho, respectivamente. Ao todo, são 110 vagas.
O Cemoa é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e os cursos são realizados em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Campinas. Atualmente,
Para fazer a inscrição é necessário apresentar xerox do RG e CPF tanto do adolescente quanto do responsável, declaração escolar, uma foto 3 x 4 e comprovante de residência. O curso será desenvolvido nas instalações do Cemoa, que fica na Rua João Moleta, 140, Bairro Lenheiro. Para mais informações, telefone 3869-1113.
Aprendizagem – O ‘Cemoa Sem Limites’ é dividido em três módulos: ‘Aventurando’ para adolescentes entre 12 e 13 anos; ‘Construindo’ para a faixa de 14 a 15 anos; e, por último, ‘Empreendendo’, visando alunos de 15 anos. São práticas educacionais para a resolução de situações de problemas reais. Aprenderão informática, artes e cultura, marcenaria, educação ambiental, marketing, histórias em quadrinho e outros.
O PET é direcionado para jovens entre 14 e 16 anos. É um curso que visa ampliar as possibilidades de inclusão para o mercado de trabalho e geração de renda. Durante quatro meses e meio, os alunos aprendem informática, comunicação e expressão, finanças, marketing e vendas, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e feira de empreendedorismo.
Para fazer as inscrições, os responsáveis devem comparecer em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) ou Centro de Atendimento Social (CAS).
Locais de inscrição para os cursos do Cemoa:
CRAS Figueiras – Rua Abrahão Martini, nº 51, Jd. Figueiras
CRAS São Marco – Rua João Previtale, nº 2169, Jd. Samanbaia
CRAS São Bento – Rua: Itaipava, s/n – lote 10 quadra E, São Bento
CAS – Rua José Milani, nº 200, Vila Bissoto