Treze desenhos animados produzidos por alunos da rede municipal de ensino de Valinhos vão concorrer ao 1º Festival de Cinema de Animação Estudantil do município.

O evento acontece amanhã, a partir das 18h30, no auditório da Câmara Municipal, numa realização em parceria com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. O Festival é aberto ao público.

Os filmes foram produzidos em Oficinas de Cinema de Animação realizadas no período de agosto a outubro em 13 escolas municipais com a participação de 200 alunos do 7º ao 9º ano. Cada Oficina, com uma média de 15 alunos participantes, teve duração de três dias e um total de nove horas.

O desenho animado campeão do 1º Festival de Cinema de Animação Estudantil de Valinhos/2014 será exibido na 13ª edição do Festival de Animação de Lisboa ‘Monstra’, em 2015.

Os filmes produzidos pelos alunos durantes as Oficinas de Cinema de Animação têm como tema central ‘Brasil e Portugal’ e duração de um a dois minutos.

Os 13 filmes serão avaliadas por uma banca de jurados renomados, composta pelos cineastas Maurice Capovilla e Marília Alvin, o artista plástico Noboru e o diretor da Secretaria da Educação do município, Juraci Caetano.