Data será definida pela Agemcamp e apresentada em Câmara Temática
A Defesa Civil de Valinhos prepara apresentação de resultado da padronização de relatórios de ocorrências. Escolhida para coordenar o grupo de padronização, o relatório será utilizado pelas 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A data em que será apresentada a conclusão da padronização do documento será escolhida pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), em reunião da Câmara Temática.
Segundo a Defesa Civil do município, a última reunião, ocorrida em Itatiba, no dia 19/7, garantiu o avanço no desenvolvimento do relatório, permitindo que seja adotado pela cidades após sua apresentação. Cabe lembrar que as novas regras implantadas são somente uma recomendação para seu uso, uma vez que as cidades têm autonomia.
Apesar de concluída, a padronização pode sofrer atualizações. A padronização estará adequada à nova legislação, pela Lei nº 12.608/12, à instrução normativa nº 01, que especifica critérios para situações de emergências e calamidades, e ao marco internacional de Sendai, que visa ações de resiliência para impacto.
PAM – Na quarta-feira, 20/7, a Defesa Civil promoveu também reunião na Santa Casa com os participantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), sob o tema a ‘Meteorologia e Eventos Adversos’, incluindo a implantação do radar Radar SOS Chuva, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ferramenta que permite detectar alguns eventos climáticos em até 24h.
Compareceram cerca de 15 empresas. Segundo a Defesa Civil, entre os presentes estiveram representantes da Consórcio Aeroportos Brasil, responsável pelo aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas. O consórcio possui um Plano de Emergência (PLEM), que inclui algumas cidade da RMC, como Valinhos, Indaiatuba, além de Campinas.
O PLEM inclui cidades na rota do aeroporto (até quatro quilômetros), tendo um protocolo de atendimento em casos de emergência. Apesar de Valinhos superar esta distância, torna-se apenas uma prevenção.
A reunião entre os participantes do PAM acontece todo mês. O PAM consiste em uma parceria entre a iniciativa privada e Poder Público para ações conjuntas em situações de emergência e calamidade.