O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) está com as inscrições abertas para o PROSAMA-Empresas, que é um programa de parceria público-privado para a construção de rede de esgotos do imóvel à rede pública.

O projeto permite que empresas façam investimentos em redes que possibilitem o escoamento sanitário e depois do sistema pronto, como contrapartida, obtenham descontos na tarifa a na taxa de tratamento de esgoto.

Algumas empresas que já aderiram ao Programa são o restaurante Arizona e a empresa Agrivert, Indústria e Comércio Ltda que estão localizadas no bairro São Bento do Recreio.

A obra pleiteada é constituída de 580,00m de rede coletora de esgotos de DN 150mm ligando a rede de esgotos do restaurante Arizona à rede de esgotos pública existente no loteamento S. Bento do Recreio, passando pela empresa Agrivert e pela rua Itaicira.

A obra, contratada por R$ 76.905,00, será custeada pelas empresas e reembolsadas pelo DAEV através de desconto de 80% na tarifa de água e esgotos até que todo o valor do investimento seja devolvido, passando daí em diante a pagar o valor integral da tarifa.

O presidente do Daev, Pedro Inácio Medeiros, explica que o Programa é interessante, pois não compromete os recursos de investimento do Daev em obras pontuais e permite que o usuário que investe na obra pública resolva a questão de esgotos definitivamente sem ter que operar os sistemas individuais de tratamento que geram custos de manutenção e operação, além de licenciamentos na CETESB.

O DAEV está em fase de elaboração dos projetos para as regiões industriais do Macuco e do Joapiranga. A empresa interessada deve procurar a Autarquia para esclarecimentos e estudos de viabilidade de atendimento de seus imóveis.

Todos os projetos, contatos, autorizações, instituições de faixa de viela e licenciamentos ambientais são providenciados pelo Daev, que também fiscaliza a obra. Aos proprietários dos imóveis e aderentes ao programa, cabe somente a contratação da empresa que vai construir a rede.

As empresas interessadas devem entrar em contato com o DAEV através do telefone (19) 2122-4449 Divisão de Projetos ou diretamente na Avenida Orozimbo Maia, 1054 – ETA II – Vila Sônia – Jardim Pinheiros – Valinhos.

FONTE: DAEV