Movimentos visam o exercício da cidadania e proteção da criança e do adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoverá este ano campanhas de colaboração e conscientização. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, o órgão ainda está definindo as datas para a realização as ações.

“As campanhas foram definidas na X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e na III Conferência Lúdica, ambas ocorridas em 2015, além do Plano Municipal recém aprovado”, explicou a presidente do órgão, Adriana Simões. Segundo ela, a importância destes movimentos na cidade é o envolvimento das pessoas, exercendo a cidadania e a proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O cronograma das campanhas ainda está em desenvolvimento, mas o calendário de divulgação para a captação de recursos do Imposto de Renda (IR) já está definido – e ocorre em Valinhos desde o ano passado.

Conforme a presidente, a população se mostra bastante receptiva em relação aos movimentos realizados pelo conselho. “Pudemos ver pela grande participação na escolha dos novos conselheiros tutelares”, exemplifica, lembrando que a eleição ocorreu em outubro do ano passado. Além da Prefeitura, as ações envolvem o Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (FEAV), imprensa e outros.

Campanha – Estão previstas várias campanhas ao longo do ano. Entre elas a de captação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) com base no IR; campanhas com o objetivo de promover o conhecimento sobre as competências do CMDCA e o Conselho Tutelar; campanhas de incentivo à adoção; divulgação do fluxo e do protocolo para os casos de violência e abuso sexual junto à rede de proteção para ser apropriado por todos; e de divulgação do Disque 100 (serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual).