O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promove nos dias 24 e 25 de abril, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e convida a comunidade valinhense a participar do evento.

O tema será “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

A Conferência será realizada no Auditório da Faculdade Anhanguera e contará com uma programação para adultos, crianças e adolescentes no sábado, além de conferência lúdica exclusiva para crianças e adolescentes, no domingo.

No sábado o evento tem início a partir das 8h e estende-se até às 17h, com atividades como solenidade de abertura oficial às 9h, palestra sobre o Sistema de Garantia de Direitos às 10h e Eleição dos delegados e apresentação cultural às 16h30.

No domingo, entre as atividades estão Abertura oficial e apresentação cultural às 8h30, apresentação dos objetivos da Conferência às 9h30 e eleição dos delegados e apresentação cultural às 11h30.

Estão convidados a participar todos os cidadãos, principalmente, crianças, adolescentes, entidades, instituições, e conselhos e órgãos que atuam na área de direitos e justiça.

Serão debatidos cinco eixos, promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Proteção e Defesa dos Direitos, Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, Controle Social da Efetivação dos Direitos. E por último, a Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Além da discussão dos eixos, deverão ser deliberadas propostas de políticas relacionadas em nível municipal e estadual visando contribuir na elaboração do diagnóstico local e na efetivação dos direitos das Crianças e Adolescentes.

 

Eleição do Conselho Tutelar acontece no próximo sábado, dia 18

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também realizará a eleição dos candidatos ao cargo de conselheiros Tutelares, nos três CRAS (Centro de Referência Social) espalhados pela cidade e no CAS Central (Centro de Atendimento Social), no próximo sábado, dia 18.

Qualquer cidadão munido de Título de Eleitor e cédula de identidade ou documento com foto poderá votar das 9h às 15h, para eleger o novo conselheiro, no CAS Central, ou nos CRAS dos bairros Figueiras, São Marcos e São Bento.

Os candidatos são: Ana Paula Spadacci Turchetti, Berenice Silveira, Flaviane de Oliveira Gondim Viana,  Robson Luiz Moreira, e  Vlademir Antonio Veche.

Estes candidatos foram selecionados através da realização de uma prova de conhecimento aplicada. Destes, serão eleitos quatro suplentes e um titular. A publicação da eleição será feita no dia 24, sexta-feira, na Imprensa Oficial.