De 21 a 28 de agosto, as APAEs em todo o Brasil, comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esse é um momento em que as APAEs realizam ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão.

O ano de 2016 é importante, porque se comemora os 60 anos das APAEs no Brasil, promovendo a inclusão. Em Valinhos a APAE comemorou no mês de abril, 45 anos de fundação e vai realizar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com várias atividades, como a inauguração da Academia ao ar livre, cujos equipamentos estão sendo instalados ao lado da Capela. A partir do dia 1º de agosto, os alunos retornam das férias e vão poder usar os equipamentos garantindo a eles qualidade de vida, especialmente para os mais obesos, com diabetes, além de melhorar o equilíbrio entre outras vantagens.
Além desta atividade, a APAE preparou a Pizza Solidária, para o dia 27 de agosto com a venda de pizza de calabresa e mussarela a R$20,00. Informações pelo fone 3303-4500. O slogan da campanha: “Ajude a APAE nessa deliciosa causa: Pizza Solidária 2016”.

Outra ação será a inauguração do painel Panorâmica II que está sendo pintado pelo artista Jerci Maccari com a ajuda dos alunos, numa parede na área interna da APAE com 26 m².
A novidade é que um projeto de lei da Câmara dos Deputados que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla já seguiu para o Plenário e define a semana entre 21 e 28 de agosto de cada ano como o período para promoção de ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência.

O texto torna oficial uma data que já vem sendo comemorada por entidades e associações há décadas. A primeira Semana Nacional da Pessoa com Deficiência foi criada em 1964, como Semana Nacional do Excepcional, homenageando o trabalho das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Depois de aprovado em Plenário, o projeto segue para sanção presidencial.